quinta-feira, 26 de maio de 2011

Primeira Geração da Poesia Romântica Brasileira

O Romantismo No Brasil
(Literatura Brasileira)

O início oficial do Romantismo brasileiro é situado pelos estudiosos em 1836 e se estendeu até 188l. Foi o primeiro movimento da chamada Era Nacional da nossa literatura; assumiu, por isso, a tarefa de criar uma arte literária autenticamente brasileira, capaz de expressar as peculiaridades do país recém-libertado.
A produção literária do romantismo foi muito grande. A poesia costuma ser dividida em três gerações, cada uma devidamente caracterizada.

Primeira geração - Indianista ou Nacionalista

    * Influência direta da Independência do Brasil (1825)
    * Nacionalismo (é o traço que caracteriza a literatura que essa primeira geração romântica realiza), ufanismo
    * Exaltação à natureza e à pátria
    * O Índio como grande herói nacional
    * Sentimentalismo

Primeira Geração da Poesia Romântica Brasileira

Entre 1833 e 1836, um grupo de intelectuais brasileiros do qual faziam parte entre outros, Domingos José Gonçalves de Magalhães, esteve na Europa para estudar. Procurando divulgar a cultura e realidade brasileiras, esses intelectuais fundaram, em 1836, em Paris, a Revista Niterói Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes.
Foi no primeiro número da revista Niterói que Gonçalves de Magalhães publicou seus primeiros trabalhos.
A estética romântica pregava a valorização do elemento local através da poesia indianista. A religiosidade em tom solene vinha de um sentimento que se manifesta pela percepção da presença da divindade na natureza, um sentimento panteísta.
A obra poética de maior expressão da primeira geração romântica foi produzida por Gonçalves Dias, que não participou das atividades do grupo parisiense.

Então, embora Gonçalves de Magalhães seja considerado o introdutor do Romantismo no Brasil, foi, na verdade, Gonçalves Dias quem implantou e solidificou a poesia romântica em nossa literatura. Sua obra pode ser considerada a realização de um verdadeiro projeto de construção da cultura brasileira. Ele criou uma poesia voltada para o índio e natureza brasileira, numa linguagem simples e acessível. Sua obra apresenta os gêneros lírico e épico.

         A épica
 Da produção épica de Gonçalves Dias, destacam-se dois poemas: "I-Juca-Pirama" e "Os timbiras", este último inacabado. "I-Juca-Pirama" é considerado o mais perfeito poema épico-indianista de nossa literatura. O poema narra a história vivida por um índio tupi que cai prisioneiro de uma nação inimiga: os timbiras.

         A lírica
 A poesia lírica de Gonçalves Dias é um dos pontos altos de toda a lírica nacional. Seu equilíbrio de linguagem e seus temas preferidos - natureza, religião, amor, solidão, pátria, índio, medievalismo - serviram de modelo a muitas gerações de poetas que o sucederam, tanto no Romantismo quanto em outros movimentos literários subseqüentes.

Principais poetas:

    * Gonçalves de Magalhães

 .Domingos José Gonçalves de Magalhães (Visconde de Araguai);(Rio de Janeiro – RJ, 1811 –Roma-Itália, 1882);

Gonçalves de Magalhães publica, em Paris, em 1836, Suspiros Poéticos e Saudades, considerado o primeiro livro romântico brasileiro. Essa obra tem valor histórico uma vez que é de grande importância para o estudo da introdução do Romantismo no Brasil e da reforma nacionalista da nossa literatura. Gonçalves de Magalhães era também um poeta épico. Escreveu, em 1856, A Confederação dos Tamoios, poema em dez cantos, versos decassílabos, estrofação livre. Nele o poeta trata das lutas dos tamoios contra o povo colonizador, nas quais Anchieta e Nóbrega assumem um papel de grande importância. Tentou o cultivo de todos os gêneros: _ novela: Amãncia (1844); _ poesia lírica: Suspiros Poéticos e Saudades (1836); _ poesia épica: A Confederação dos Tamoios (1856); _ teatro (em verso): Antônio José ou o Poeta e a Inquisição (1839). Antonio Gonçalves Dias (Caxias – MA, 18230).

* Gonçalves Dias

.Antonio Gonçalves Dias (Caxias – MA, 1823 – São Luis – MA, 1864);

.O indianismo é nota marcante na obra de Gonçalves Dias. Embora não tenha sido ele o introdutor deste tema na poesia brasileira, é considerado o maior autor indianista brasileiro. O índio em seus poemas é interpretado como um herói dentro de um cenário vivo e exuberante. Gonçalves Dias defende-o da dominação dos brancos invasores. Deixou o que há de melhor na poesia indianista brasileira: I-Juca Pirama. Escreveu também Os Timbiras, poemas incompletos em versos brancos . Parte dele se perdeu no naufrágio do navio Vile de Boulogne, que levou à morte o poeta quando voltada da Europa. Ao lado da poesia indianista, Gonçalves Dias escreveu belas páginas líricas. Muitos temas e formas de sua poesia servirão de modelos para autores de períodos posteriores ao Romantismo. A temática de Gonçalves Dias Poesia indianista O indianismo expressava o tipo ideal do homem brasileiro. Uma vez que na literatura brasileira não apreciam os heróis típicos da Idade Média, nossos escritores românticos exaltavam em suas obras a figura do índio, cultivavam o mito do “bom selvagem”, segundo Jean Jacques Rousseau. Este tema do índio, na literatura brasileira, em várias fases: na barroca, em certos autos de Anchieta; na fase arcádica, o índio é valorizado nas obras Uraguai e Caramuru; na fase romântica, com Gonçalves Dias, no poema I-Juca Pirama.
 OBRAS:
 Poesia:
-Primeiros Cantos -1846 no Rio; -Segundos Cantos -1848; -Sextilhas de Frei Antão -1848; -Últimos Cantos -1851; -Cantos -1857; -Os Timbiras -1857.
 Teatro:
-Patkul; Beatriz Cenci; Boabdil; Leonor de Mendonça.

Grupo 1: Caroline nº 04
Danilo nº 05
Milaine nº 25
Nicholas nº 28
Paloma nº 29

7 comentários:

  1. Excelente postagem, parabéns. Vera, Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. muito boa a explicaçao

    ResponderExcluir
  3. é otimaaaa essa explicação parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adorei facilitou meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  5. obrigada vou tirar 10 no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Como identificar a religiosida da poesia de Gonçalves Dias? Ficarei muito grato. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Excelente explicação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir